top of page

Texturas de MDF's e opções diferentes para os seus móveis

Foto do escritor: Thais de AlmeidaThais de Almeida

Atualizado: 18 de out. de 2021

Como incorporar padrões diferentes de MDF's e sair do comum com seus móveis planejados


Os móveis planejados são grandes coringas na organização de uma casa porque, com eles, você tem total liberdade de definir a forma, as cores, o desenho e os tamanhos do seu mobiliário, fazendo com que se adaptem perfeitamente ao seu espaço e ao restante da decoração. Além dos aspectos estéticos, eles também nos permitem otimizar cada pedacinho da casa, já que são idealizados baseados nas suas necessidades e rotina diária.

Mas, na prática, apesar de encontrarmos no mercado uma infinidade de texturas diferentes de MDF's, o mais comum de se ver é a clássica combinação de amadeirado com branco. O que não quer dizer, é claro, que o branco e o madeirado saíram de moda ou não devam ser utilizados, mas sim que existem várias outras possibilidades de se combinar texturas nos seus móveis, trazendo muito mais personalidade para a sua casa.



ALGUMAS INSPIRAÇÕES

Quarto do Sítio Ferraz e Lopes | Projeto: Thais de Almeida + João Filipe Dutra | Local: Visconde do Rio Branco (MG) | Ano: fevereiro de 2021


Nesse projeto, utilizamos o branco para fazer toda a estrutura do armário e destacamos as portas com o padrão Argento, da Berneck. Esse mesmo padrão, utilizamos nas gavetas da penteadeira e na prateleira que, com uma textura fosca e que lembra um tecido de linho, ajuda a criar um ambiente mais aconchegante, mesmo baseado em uma paleta de cores branca e cinza.



Circulação do 2º pavimento do Sítio Ferraz e Lopes | Projeto: Thais de Almeida + João Filipe Dutra | Local: Visconde do Rio Branco (MG) | Ano: fevereiro de 2021


Já nesse outro ambiente, o MDF de destaque é o padrão Linen Grigio, também da Berneck, aplicado nas portas do roupeiro da casa, que fica na circulação e hall de escada do 2º pavimento. Aqui, a intenção foi criar um espaço de armazenagem aproveitando o espaço da circulação da casa, mas trazendo algo esteticamente dinâmico e fora do comum. A cor e a maneira como esse padrão foi aplicado traz destaque para esse ambiente e, assim como no quarto, com uma textura que lembra um tecido em linho, cria uma atmosfera de conforto e aconchego.



Circulação do 2º pavimento do Sítio Ferraz e Lopes | Projeto: Thais de Almeida + João Filipe Dutra | Local: Visconde do Rio Branco (MG) | Ano: fevereiro de 2021


E, por último, no projeto desse banheiro suíte, utilizamos a textura Panamá, também da Berneck. A ideia aqui foi quebrar com a uniformidade da paleta de cores bege, utilizando os planejados como um toque de cor nesse ambiente.



E AGORA, COMO ESCOLHER?

Antes de escolher as texturas de MDF's para os seus novos móveis você precisa analisar algumas questões primeiro, como a decoração geral, o tamanho do espaço, a atmosfera que você quer criar e o tipo de uso daquele cômodo.

  • Opções de cores neutras e com texturas que imitam tecidos ou acabamentos como a palha podem ser ótimas opções para quartos e ambientes de descanso;

  • Cores fortes ou acabamentos mais rústicos (como os MDF's que imitam o mármore, o aço e o granilite) são ideias para ambientes de interação e agitação, como salas de TV, espaços gourmet, salas de jogos e etc.


Mas não se esqueça de analisar também o valor que você está disposto à investir nos seus móveis, porque padrões e texturas diferentes podem ter um preço mais elevado do que os clássicos móveis brancos!


 

Obrigada por ler até aqui! Para conhecer o Projeto de Interiores completo de toda a casa que eu te mostrei neste post, clique aqui ou visite o meu Instagram e fique por dentro de mais conteúdos como este.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page