top of page

4 itens para você ter um escritório funcional e confortável

  • Foto do escritor: Thais de Almeida
    Thais de Almeida
  • 17 de mar. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 18 de out. de 2021

Como adaptar um espaço de trabalho na sua casa em 4 passos


Com a pandemia do novo Coronavírus, muitas pessoas tiveram que adaptar as suas casas para também se tornarem espaços de trabalho, criando o famoso "home & office". Mas, esse espaço, que parecia ser uma adequação temporária nas casas brasileiras, tornou-se novamente essencial, com o agravamento do cenário de contágios e internações ao qual assistimos nestas últimas semanas de fevereiro/março.

Se ele se tornará, ou não, um ambiente permanente nas casas, só o tempo nos dirá. Mas o fato é que a organização e a estrutura de um espaço em muito interfere na nossa concentração, no nosso conforto e, consequentemente, na nossa produtividade ao desempenhar uma tarefa. Então, abaixo estão listados 4 itens importantes que você precisa checar, para conseguir criar ou adaptar um home office confortável e funcional.


1. ILUMINAÇÃO

O contato com a luz do sol é muito importante para a vida humana e pode interferir diretamente na nossa saúde, tanto física, quanto mental, afetando o nosso Ritmo Circadiano. Além, é claro, de facilitar a nossa concentração em uma tarefa e conferir um conforto em relação ao espaço. Mas, nem sempre temos incidência de luz solar em todos os ambientes da nossa casa e, quando isso acontece, é muito importante complementar essa deficiência por meio da iluminação artificial.

Ao estruturar o seu home office, analise a incidência de luz solar no espaço escolhido e se há a necessidade de complementá-la, durante o dia, com lâmpadas auxiliares. Em caso afirmativo, instale luminárias de mesa ou pendentes próximos a sua superfície de trabalho.


2. ERGONOMIA

Grande parte do desconforto que sentimos no nosso corpo depois de longas horas de trabalho tem origem na nossa má postura, que se relaciona com a ergonomia (relação do ser humano com o espaço que ele ocupa). Sabendo disso, preocupe-se com:

  • a altura da sua mesa de trabalho (que deve estar em torno de 75cm de altura em relação ao piso)

  • a altura da sua cadeira (que deve estar regulada de tal forma que as suas pernas façam um ângulo de 90° e que a planta dos seus pés toquem completamente o chão)

  • a posição da tela do seu computador (que deve estar ligeiramente abaixo da linha dos seus olhos)


Desenho esquemático sobre a ergonomia do espaço de trabalho. Autoria: Thais de Almeida.


3. ESPAÇO DE TRABALHO E ARMAZENAGEM

Com o tempo, você vai precisar de espaços para arquivar documentos e armazenar o material de uso diário de um escritório, como papeis, canetas e afins. Móveis gaveteiros abaixo da mesa e prateleiras altas são ótimas opções para criar esses espaços, sem ocupar ainda mais a área útil do cômodo.

Nos dois espaços abaixo, perceba como incorporamos esses esses itens de maneira prática e funcional.


Home office do Sítio Ferraz e Lopes | Projeto: Thais de Almeida + João Filipe Dutra | Local: Visconde do Rio Branco (MG) | fevereiro de 2021


Home office do Duplex T&H | Projeto: Thais de Almeida + João Filipe Dutra | Local: Juiz de Fora (MG) | junho de 2020


4. TOMADAS

Por último, lembre-se de que você vai precisar de tomadas para os seus dispositivos eletrônicos. Então, se for possível, adapte o seu espaço criando novos pontos de tomadas estrategicamente posicionadas. Caso contrário, organizadores de fios, torres de tomadas e extensões podem ser boas opções para espaços em que você não puder fazer intervenções mais permanentes.


E AGORA, POR ONDE COMEÇAR?

Comece analisando todos os cômodos da sua casa onde você pode estabelecer o seu escritório e verifique alguns pontos principais:

  • a privacidade e a tranquilidade nesse espaço;

  • o fluxo das pessoas ao longo do dia nesse cômodo;

  • incidência de sol;

  • barulhos externos;

  • disponibilidade da sua rede internet nesse ambiente.


Esses aspectos vão influenciar diretamente no seu conforto durante a sua rotina de trabalho e podem atrapalhar ou melhorar a sua produtividade. Ambientes em que pessoas precisem entrar e sair muitas vezes durante o dia, ou mesmo permanecer por algum tempo, como uma sala de TV por exemplo, são espaços que vão fornecer muitos estímulos e resultar na sua perda de concentração, reduzindo a sua eficiência no trabalho. O mesmo acontece com espaços expostos a mais barulhos externos, como os ambientes com janelas viradas para a rua.

Outro ponto relevante e que, geralmente, é negligenciado pela maior parte das pessoas, é a incidência de luz solar no período da tarde. Se você mora em uma cidade mais quente, preocupar-se com o seu conforto térmico é essencial. Se esse for o seu caso, opte por mecanismos auxiliares para reduzir o calor, como telas solares ou persianas com blackout, ventiladores, ou mesmo o ar condicionado.

Ah, e não se esqueça de checar o alcance da sua rede de internet até esse espaço! Para melhorá-lo, basta investir em um bom repetidor de sinal, e tudo estará prontinho para você começar a estrutura o seu escritório em casa!

 

Obrigada por ler até aqui! Para conhecer mais conteúdos como este e ficar por dentro dos projetos que eu sempre mostro por aqui, visite o meu Instagram.


Comments


bottom of page